Shalom
Formando Cidadão
A proposta pedagógica do Colégio SHALOM Campinas está baseada na concepção sociointeracionista, que acredita ser o processo de ensino-aprendizagem uma construção gradual e contínua, que se inicia no nascimento e prolonga-se por toda a vida.
Nesta concepção o indivíduo precisa interagir no ambiente em que está inserido, promovendo o conhecimento através dos processos de elaboração e construção individual e coletiva, procurando haver um equilíbrio entre ambas. Assim, a linguagem se torna fundamental para as relações de aprendizagem voltadas para as práticas sociais. O aluno torna-se letrado através das leituras e das várias produções de texto.
Considerando também que a consciência, a inteligência e a criatividade precisam ser compreendidas como algo a ser formado e desenvolvido pela escola, é de grande importância o nosso papel como educadores, a dimensão de nosso trabalho e a clareza da direção a ser tomada, pois o conhecimento não está no sujeito nem no objeto, mas sim na realidade produzida pela sociedade.
O nosso grande desafio é conciliar o estudo, a educação e os conceitos de cidadania de forma natural e prazerosa, em todas as séries do ensino fundamental, para que os nossos alunos possam influenciar na melhoria da sociedade.
As atividades paralelas buscam aplicar e aprofundar os conhecimentos por meio de perguntas, entrevistas e jogos que deem margem a reflexões e ao desenvolvimento da linguagem oral, produzindo estruturas de pensamento mais elaboradas e possibilitando o enriquecimento cognitivo, onde o aluno será capaz de se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais, pois é sujeito do próprio processo de aprendizagem.